top of page
Captura de Tela 2023-11-12 às 23.59.17.png

EXPERIÊNCIAS DISSIDENTES: pensamentos desobedientes na arte contemporânea

Este ebook, organizado pelo Prof. Dr. Fábio Wosniak, apresenta as inquietações e pesquisas que vêm sendo realizadas durante os encontros de estudos do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais da UNIFAP/CNPq. O livro é um convite para repensarmos as abordagens de investigação no campo das Artes Visuais e da Arte/Educação. Além dos ensaios elaborados por artistas, professores e pesquisadores, o ebook conta com entrevistas, onde os artistas mencionam suas práticas e pesquisas acerca da desobediência epistêmica.

 

Ao ler as páginas deste trabalho, os leitores são guiados por um universo de reflexões provocativas, destacando não apenas o desafio estético, mas também a necessidade de romper com paradigmas convencionais na produção e compreensão da arte contemporânea e seu ensino. Este ebook não apenas amplia horizontes acadêmicos, mas também celebra a diversidade de vozes e perspectivas que potencializam o panorama artístico, transformando a desobediência em um dispositivo essencial para a pesquisa, o ensino e a prática artística.

image.png

UM ESTUDO SOBRE OS EXERCÍCIOS DE JOSEF ALBERS: SOBRE PINTURA E COR.

JOCIELE LAMPERT e THARCIANA GOULART DA SILVA

CATÁLOGO DO GRUPO DE ESTUDOS ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE.

O Estúdio de Pintura Apotheke idealizou, durante o ano de 2016, desenvolver estudos baseados nos exercícios de interação da cor do artista professor Josef Albers. Tal iniciativa deve-se ao fato de os exercícios constituírem um cerne de pesquisa em Arte baseada no contexto de ensino e aprendizagem. Também por se tratar de exercícios que tangenciam o Pensar Pintura e o adensamento do Processo Pictórico no âmbito criativo, ao mesmo tempo, sendo que a colagem torna-se eixo para a metodologia da pesquisa em Arte, como em procedimentos poéticos e conceituais, torna-se também a própria Linguagem Pictórica.

Palavras-chave: 1. Pintura. 2. Cor na Arte. 3. Josef Albers. 

WOSNIAK, F.; DEMARCHI, R. . Olhar para diferentes modos de criar e viver conexões estésicas. In: Mirian Celeste Martins; Alessandra Ancora de Faria; Lucia Maria S. dos Santos Lombardi. (Org.). Formação de educadores: contaminações interdisciplinares com arte na pedagogia e na mediação cultural. 1ed.São Paulo: Terracota, 2019, v. , p. 39-44.

WOSNIAK, F.; LAMPERT, J. ; FIGUEIREDO, M. A. . Reflexões sobre o ensino e pesquisa em artes visuais ou sobre ser artista professor. In: Lindimar Aparecida Rosa Junge; Marcia Regina Selpa Heinzle. (Org.). Reflexões e contribuições na formação de professores em artes visuais - Parfor/Furb. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2018, v. 1, p. 55-66.

WOSNIAK, F.; LAMPERT, J. ; FIGUEIREDO, M. A. . Reflexões sobre o ensino e pesquisa em artes visuais ou sobre ser artista professor. In: Lindimar Aparecida Rosa Junge; Marcia Regina Selpa Heinzle. (Org.). Reflexões e contribuições na formação de professores em artes visuais - Parfor/Furb. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2018, v. 1, p. 55-66.

WOSNIAK, F.. Reflexões sobre a Formação Docente, Arte e Tecnologia: Preâmbulo para uma proposta pedagógica baseada nas artes visuais. In: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. (Org.). Formação Docente, Arte e Tecnologias: Contribuições do campo sócio-histórico. 1ed.Campinas: Alínea, 2017, v. , p. 107-118.

WOSNIAK, F.. Notas de Experiência: pintura: ensino: experiência. In: Jociele Lampert; Tharciana Goulart. (Org.). Um estudo sobre os exercícios de Josef Albers: sobre pintura e cor. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2017, v. , p. 127-139.

 WOSNIAK, F.. Laboratório: Sobre aprender Artes Visuais. In: Jociele Lampert. (Org.). Sobre ser Artista Professor. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2016, v. 1, p. 15-50.

WOSNIAK, F.; LAMPERT, Jociele . Sobre o ensino das artes visuais: o estúdio de pintura como laboratório. In: Luciane Mulazani dos Santos; Ana Maria Hopers Preve.. (Org.). Laboratórios de ensino em cursos de licenciatura: relato de experiências e práticas. 1ed.Porto Alegre: Alcance, 2016, v. 1, p. 88-99.

bottom of page